O Complexo Hospitalar General Pedro Maria Tonha “Pedalé”, em Luanda, recebeu uma verba de 4,8 mil milhões de kwanzas para a instalação e manutenção de equipamentos médicos.
A autorização do Executivo, formalizada no Despacho Presidencial n.º 223/25, de 5 de Setembro, visa acelerar a conclusão da obra e garantir a operacionalidade do complexo.
De acordo com informações apuradas na página do Governo de Angola, O investimento visa responder à urgência de equipar a unidade de saúde e será destinado a duas áreas principais. Uma parte, no valor de 3,8 mil milhões de kwanzas, será utilizada para a instalação e manutenção de equipamentos de imagiologia, medicina nuclear e radiologia. A restante verba, de 995 milhões de kwanzas, será direcionada para a aquisição e instalação de UPS (sistemas de alimentação ininterrupta), essenciais para o funcionamento contínuo dos aparelhos médicos.
A contratação simplificada para a aquisição destes serviços tem como objectivo principal dar seguimento à empreitada de construção do complexo, que se espera que se torne um pilar importante na rede de saúde pública do país