O Chefe de Estado, João Lourenço, encerrou, ontem, a quinta fase da cerimónia de condecoração alusiva aos 50 anos da Independência Nacional, um evento que visou homenagear mais de 700 figuras de destaque nas áreas da política, cultura, saúde, desporto, comunicação social e poder tradicional
O evento, integrado nas comemorações do cinquentenário da independência de Angola, teve como principal objectivo reconhecer o mérito e o contributo de cidadãos que, ao longo dos anos, se distinguiram em benefício da nação.
Nesta fase final, a cerimónia teve como categoria única a distinção “Paz e Desenvolvimento”, enaltecendo o papel fundamental de personalidades cuja acção teve impacto directo no progresso do país. Entre os homenageados constam figuras da administração pública, como o governador de Luanda, Luís Nunes, da Huíla, Nuno Mahapi Dala, a governadora de Cabinda, Susana Abreu, e a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.
Em declarações à imprensa, após a condecoração, os governantes reafirmaram o compromisso de trabalhar e, a cada dia, fazer Angola crescer. De acordo com o governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, a distinção simboliza um momento de suma importância e relevância, o que o motiva a dirigir, de forma cada vez mais eficaz, a província da Huíla.