Os Mestres Internacionais (MI) David Silva, da Academia de Xadrez BG5, e Maria Domingos,do Núcleo de Xadrez Giga, sagraram-se esta terça-feira campeões nacionais absolutos, em masculinos e femininos, respetivamente, em competição disputada na província do Uíge.
Com sete pontos somados ao longo das nove jornadas (sistema Suíço), David Silva garantiu o título após empate na última ronda frente ao Mestre FIDE (MF) Domingos Júnior, da Escola Macovi, quarto colocado com seis pontos.
Além de voltar a destacarse no panorama nacional, o xadrezista da BG5 carrega o estatuto de tricampeão africano de juniores, troféus conquistados em Angola (2014), Seicheles (2016) e Togo (2017).
Na vertente feminina, Maria Domingos arrebatou o primeiro lugar com oito pontos, superando a Mestre FIDE Renelsa Taiane (Rene Castilho/Cunene), que terminou apenas na 8.ª posição com 5,5 pontos.
A prova contou com a participação de 65 atletas, 29 em masculinos e 36 em femininos, oriundos das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Cunene, Bengo e Uíge.