A primeira formação dirigida aos treinadores nacionais de atletismo, que decorreu de 26 de Agosto a 8 deste mês, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, poderá contribuir para a melhoria da performance dos atletas que praticam esta modalidade nas mais diversas disciplinas
A formação foi dirigida aos treinadores de atletismo, que passam agora a ter a categoria de técnicos nacionais, depois da acção formativa promovida pela Federação Angolana de Atletismo (FAA), com vista ao aperfeiçoamento das técnicas para a prática da modalidade.
Os formandos, na ordem dez são provenientes das províncias de Cuanza-Sul, Huambo, Cunene e Huíla, que aprenderam sobre as disciplinas de meio-fundo e fundo, que são as mais praticadas no país, cujas marcas ainda continuam inquebráveis a nível nacional.
Eurico Albano, que participou da referida acção formativa pela província do Cuanza-Sul, disse que os cartoze dias passados na capital huilana, foram bastante proveitosos, é que os resultados só poderão ser vistos nas camadas de formação.
“Nós fomos os primeiros contemplados nesta primeira formação de treinadores nacionais. Vamos transmitir o que aprendemos, para que possam melhorar a sua performance, porque para o atletismo, a qualidade de um praticante deve ser vista no tempo que cada um faz durante a competição”, disse.
Por seu lado, Luísa Carla Manuel, que saiu da província do Huambo, disse que antes da formação que durou 14 dias, limitava-se apenas à disciplina de velocidade e meio-fundo, o que contribuía para o fraco aproveitamento dos atletas sob sua tutela no Planalto Central.
“Aprendemos muita coisa que antes era desconhecida na nossa realidade angolana, vamos ter mais experiência sobre a nossa modalidade, porque antes, nós só treinávamos a velocidade, com esta formação, vamos alavancar o nosso conhecimento e fazer com que os atletas possam chegar no mais alto nível das competições nacionais e internacionais, aprendemos também a calcular a passagem do atleta, bem como a calcular o tempo real do atleta”, afirmou.
Ana Isabel, Presidente da Associação Provincial de Atletismo (APA) na Huíla, disse que a formação foi realizada pela Federação Angolana da modalidade para melhorar as qualidades dos atletas nacionais.
Por: João Katombela, na Huíla