O fornecimento de energia eléctrica às províncias da Huíla e do Namibe vai conhecer melhorias substanciais a partir do final de Setembro, com a entrada em funcionamento da interligação da barragem hidroeléctrica do Gove, situada na província do Huambo
O anúncio foi feito na última sexta-feira (30) pelo director de Exploração Regional Sul da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), Alberto Sopate, durante uma visita de constatação às obras da nova subestação do Lubango-Leste, localizada na zona dos Poiares, arredores do bairro da Arimba.
De acordo com o responsável, os trabalhos de interligação do sistema eléctrico Gove–Matala atingem já mais de 90% de execução. Restam apenas os testes de comando, controlo e engenharia, que antecedem a mudança do curso da linha de 150 para 220, operação considerada crucial para a entrada em funcionamento do sistema.
“Temos a parte física totalmente concluída. O que se faz agora são ensaios de engenharia, que permitem garantir a funcionalidade dos equipamentos.
POR: João Katombela, na Huíla
Leia mais em