Mais de cinco biliões de dólares norte- americanos foram investidos na exploração petrolífera em Angola pela companhia independente de produção de petróleo e gás Azule Energy, desde a sua criação, em 2022, até à presente data, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o presidente executivo da Eni, Claudio Descalzi
O gestor, que falava durante a 6.ª Conferência Internacional de Petróleo e Gás, disse que, neste ano, o investimento dessa petrolífera (resultado da parceria entre a BP e ENI) ronda os dois biliões de dólares, com a previsão de alcançar mais cinco biliões, nos próximos quatro anos.
Referiu que a Azule Energy é uma empresa financeira e industrialmente sólida, criada para gerar benefícios duradouros para Angola, enquanto a BP tem a estratégia de expandir o portfólio em prol da diversificação económica do país.
Por sua vez, o presidente executivo da petrolífera BP, Murray Auchicloss, sublinhou que a Azule Energy, além de produzir barris de petróleo e gerar receitas, contribui com a criação de empregos. A nível do continente africano, referiu, a BP criou mais de 150 mil empregos, assegurando que esta estratégia de empregabilidade está, igualmente, em curso em Angola.
Leia mais em