A kixicrédito, primeira instituição de microfinanças licenciada pelo banco Nacional de Angola (BNA), celebra, no próximo dia 28 de setembro, duas décadas de actividade formal, marcadas por um percurso de forte impacto na inclusão financeira do país. De acordo com o administrador financeiro, Vicente Vilão, neste momento estão com 40 mil créditos activos
Fundada em 1995 como projecto de sustentabilidade social e transformada em instituição de microfinanças em 2005, a Kixicrédito consolidou-se como referência no sector.
Ao longo dos anos, já desembolsou mais de um milhão de créditos a cerca de 500 mil clientes, contando actualmente com uma carteira que ultrapassa os 15 mil milhões de kwanzas e mais de 40 mil créditos activos, como nos fez saber, ontem, o administrador financeiro da instituição, Vicente Vilão.
O objectivo para os próximos anos é alcançar acima de 100 mil clientes, reforçando o papel da Kixicrédito como “um grande pilar de inclusão financeira em Angola”. “Quando apoiamos o pequeno empreendedor, seja o sapateiro, o comerciante de estrada ou o vendedor ambulante, exigimos o mínimo de organização possível, ajudando-os a perceber o seu volume de negócios, despesas e fundos de maneio”, explicou Vicente Vilão, sublinhando que esta prática contribui para a literacia financeira e para o fortalecimento dos micro-empreendimentos.