A capital portuguesa, Lisboa, vai ser palco da primeira edição do “Fest Semba Lisboa”, evento que visa enaltecer os ritmos angolanos, com particularidade para o semba, que é um dos estilos musicais mais internacionalizados do musical angolano
Com organização da Tons de Azul e o apoio da RDP e RTP África, o espectáculo tem início marcado para as 21:00 (20 horas de Angola) e prolonga-se até às 23:30 (meia-noite e meia em Angola).
Criado com o propósito de valorizar a herança cultural afro-lusófona, o evento assume-se como um espaço de consagração do semba enquanto expressão artística identitária da matriz cultural africana, especialmente angolana, reunindo diferentes gerações de músicos e artistas angolanos.
Homenagem a Bonga
Nesta edição inaugural, o evento presta tributo a uma figura incontornável da música africana, cuja voz atravessou continentes e épocas. Barceló de Carvalho Bonga será homenageado pelo seu inquestionável contributo à música popular angolana, expandindo os ritmos da sua terra dentro e fora de África.
A homenagem contará com a presença de vários nomes da música angolana como Edy Tussa, Patrícia Faria, Paulo Flores, Daniel Nascimento, Klaudio Hoshai, Kanu André e Helvio, numa celebração que promete emocionar e levar boa música até ao público.
O cartaz junta diferentes gerações de artistas, refletindo a influência duradoura de Bonga na criação contemporânea e no imaginário cultural angolano.