O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, hoje, durante o discurso oficial proferido por ocasião da visita de Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que Angola e os Emirados Árabes Unidos vão assinar um total de 44 instrumentos jurídicos, com vista ao reforço da cooperação em diversos níveis.
Na ocasião, João Lourenço sublinhou também que os Emirados Árabes Unidos (EAU) emergiram como um dos investidores mais importantes em África, ocupando um lugar de destaque como parceiro para o desenvolvimento, com um volume de investimento superior a 100 mil milhões de dólares desde 2019 até ao presente momento.
Além dos acordos económicos, João Lourenço abordou a necessidade de combater a pobreza em Angola e convidou o país parceiro a participar na III Cimeira de Luanda sobre o Financiamento do Desenvolvimento de Infraestruturas em África, que terá lugar em Outubro.
No que diz respeito à segurança global, o Presidente angolano Lourenço expressou preocupação com os conflitos em curso, nomeadamente a guerra na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente.
POR: Onésimo Lufuankenda