O Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ) contratou, para serviços de consultoria, a Bureau Veritas, uma empresa francesa especializada em inspecção, certificação e testes de conformidade. O objectivo é avaliar e certificar, no âmbito da verificação da conformidade, a indústria de produtos e materiais de construção civil, alimentação e bebidas que operam no país
Em Novembro deste ano o INIQ começará a emitir os primeiros selos de certificação de conformidade às empresas aprovadas, mas segundo o director-geral da instituição, Carmo dos Santos, o processo de avaliação e certificação dos produtos arranca já a partir de 1 de Setembro e o término está previsto para 30 de Agosto de 2026.
“Pretendemos com isso, a valorização dos materiais e produtos da construção produzidos em Angola, competir melhor internamente, especialmente num contexto de zona de comércio regional livre”, disse.
Segundo Carmo dos Santos, numa primeira fase foram seleccionados 30 produtos essenciais da construção civil com destaque para o aço, perfis metálicos, blocos de cimento, chapas, cimento, materias eléctricos, plásticos, e outros.
Leia mais em