Cinco milhões 523.035 litros de combustíveis, sendo 2.010.906 de gasolina, 3.002.327 de gasóleo e 266.912 litros de petróleo iluminante, foram o total de derivados do petróleo apreendidos desde setembro de 2024 até o decurso do primeiro semestre de 2025 em Angola, informou esta quinta-feira, no Zaire, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
No período em análise, de acordo com o responsável da Comissão Interministerial de Combate ao Contrabando de Combustível e Minerais Estratégicos, que colocam em causa a economia nacional e a segurança do país, foram também detidos mais de dois mil cidadãos implicados na prática ilegal de contrabando de combustíveis e imigração ilegal.
”No contexto operacional, desde setembro de 2024 e no curso do primeiro semestre do ano em curso, podemos destacar como resumo principal a detenção de 1.009 cidadãos por contrabando de combustíveis e 1.474 por imigração ilegal”, afirmou Francisco Furtado.
Ao proceder à apresentação do balanço das operações realizadas pelos órgãos de defesa e segurança, no final de uma reunião daquela comissão, que decorreu no município do Soyo, Furtado afirmou que também foram apreendidos vários meios que alegadamente eram utilizados em diversas práticas criminosas.
”Um total de 76 viaturas, 36 motorizadas, 206 embarcações a hélice, 167 geradores, 172 holofotes, bem como outros meios que serviam para efetuar a pesca ilegal em determinadas regiões”, avançou.
Um incêndio deflagrado nesta quinta-feira, em um campo agrícola da aldeia de Galiléia, no município de Calussinga, no Bié, causou a morte de dois menores de idade, de...
Ler maisDetails