A Revolução Industrial no século XVIII, período marcado por transformações sociais, económicas e grandes inovações tecnológicas, na Inglaterra e noutros pontos do Velho Continente, proporcionou condições para o surgimento do Direito do Trabalho.
Apesar de ser ainda um assunto recorrente em algumas paragens. À época, entre outras falhas do empregador, as condições de trabalho eram desumanas e com excessivas horas de trabalho.
Assim, em homenagem à greve de 1886 em Chicago, EUA, em que os empregados exigiam do patrão melhores condições, os problemas foram ultrapassados.
E coroou-se o 1.º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador. Para melhorar os direitos e garantias dos trabalhadores em Angola, o Executivo, com base na Constituição e na Lei Geral do Trabalho vigente, vai reforçar esta cadeia de interesses do empregado.
No entanto, a medida impõe a actualização das normas que regem a relação jurídico-laboral no país. O reforço destas garantias foi avançado pelo secretário de Estado para a Administração Pública, em Malanje, Domingos Filipe.