A campanha de vacinação contra a poliomielite, decorrida no último fim-desemana, no país, ultrapassou as expectativas das autoridades sanitárias da província do Huambo, que imunizaram 642 mil 599 menores de cinco anos, contra os 625 mil 488 previstos.
Em declarações ontem, quarta-feira, à ANGOP, o chefe do departamento local de Saúde Pública, Valentim Catolo, disse que os resultados da campanha, que decorreu de 15 a 17 do corrente mês, em todo o país, são bastante satisfatórios na província do Huambo.
Lembrou que o evento decorreu no sistema porta a porta e abrangeu os locais de maior aglomeração populacional, como igrejas, parques infantis e nas unidades sanitárias, para interromper a circulação do vírus nas comunidades.
Disse que a província contou com 742 mil e 50 doses, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, com a mobilização de mil 406 equipas, constituída por quatro mil 978 técnicos, entre profissionais da saúde, supervisores, vacinadores e outros elementos para o reforço logístico.
Em 2024, haviam sido vacinados 619 mil e oito menores. Importa referir que na província do Huambo, concretamente, no município do Sambo, foram confirmados dois casos do vírus da pólio.