A II edição do concerto musical Kambanza Soul acontece hoje, a partir das 19 horas, no Palácio de Ferro, na Baixa de Luanda. O evento traz o melhor do repertório artísticomusical do guitarrista, compositor e professor artístico Ângelo de Jesus da Silva Baltazar, mais conhecido no mundo artístico como Max de Jesus pasto
Produzido pelo Ateliê D’Arte Lucengomona, o Kambanza Soul é um concerto de música ao vivo que visa promover o talento artístico de jovens promissores que fazem parte desta agência cultural com foco na difusão da música erudita nacional.
Denominado “Kambanza Soul”, que traduzido para o português significa “a alma da guitarra”, é um conceito composto por duas palavras em idiomas diferentes, Kimbundu e inglês, criado com o objectivo de apresentar em panorama erudito a simbiose musical da veia ancestral e o contemporâneo estampados na matriz académica da performance e ensino expansivo da guitarra de concerto, protagonizado pelo guitarrista Max de Jesus.
De acordo com o produtor executivo do Atelier D’ Artes Lucengomona, Pedro Sambo, esta segunda edição traz um repertório inédito e genuinamente angolano, onde o guitarrista viaja nos ramos ritmos musicais combinando a melodia da ancestralidade com a magia da música moderna.
“Nesta edição, Max de Jesus traznos um repertório puramente nacional, com composições autorais, como forma de afirmação da nossa identidade cultural, e valorização dos principais géneros musicais angolanos, introduzindo elementos da música ocidental contemporânea,” avançou o produtor.
Reforçou que, com a sua guitarra, o anfitrião da noite vai fazer a adaptação de duas obras musicais internacionais de um dos principais compositores da guitarra clássica mundial, Francisco de Asís Tárrega, um importante violonista espanhol que revolucionou a composição do instrumento para o violão.
Artistas convidados
Para este concerto, Max de Jesus terá como artistas convidados os também músicos e instrumentistas Isaú Baptista, Maingui Álvaro e o irreverente Mário Gomes.
Com a duração de uma hora e meia, o concerto prevê arrancar às 19h00 no pátio do Palácio de Ferro, e vai juntar jovens artistas que têm feito um trabalho de transfiguração da música angolana, numa simbiose entre o ancestral e erudito, integrando novos elementos estilísticos e promovendo a música do cancioneiro popular angolano. Para o organizador, “Kambanza Soul” configura-se como “uma homenagem à música angolana, especialmente ao cancioneiro“, destacou.
Sobre o artista
Músico, compositor, professor de guitarra, guitarrista e intérprete musical, Mário de Jesus nasceu em Luanda a 13 de Agosto de 1986. Vem de uma família de músicos instrumentistas e cantores.
Desde muito cedo, descobriu o mundo das artes e tem a música como a sua maior terapia e forma de expressão. Durante a sua formação, passou pela Escola Nacional de Música (ex-Academia Nacional de Luanda), actualmente CEARTE, e na República de Cuba durante dois anos, participou em cursos de guitarra, harmónica tradicional, solfejo, piano complementar e história da música universal.
Como guitarrista, acompanha distintos músicos nacionais e internacionais, é membro fundador do grupo Bantu Voice, Os Lirykhus; baixista na Banda Muxima da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Tocoista”.
Actualmente, Max de Jesus desenvolve uma carreira de concertos a solo, mantendo-se disponível para colaborações com artistas nacionais e internacionais e como professor de harmonia do CEARTE.