A cidade de Yokohama acolheu, nesta quarta-feira, 20 de Agosto, a abertura da 9.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 2025), uma plataforma de diálogo e cooperação entre o continente africano e o Japão, criada em 1993. O encontro, que decorre até sexta-feira, 22, junta Chefes de Estado e de Governo africanos, altos funcionários da ONU, executivos do Banco Mundial, representantes da sociedade civil e empresários. Na sessão inaugural do evento, discursaram o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishiba, e o Presidente da República de Angola, João Lourenço, que co-preside o evento na qualidade de Presidente em exercício da União Africana (UA)
Ao tomar a palavra, João Lourenço afirmou que África precisa “andar depressa com vista a recuperar o atraso” provocado pela pandemia da COVID-19, que expôs as fragilidades dos sistemas de saúde, educação e infra- estruturas do continente.
O líder angolano destacou que é essencial centrar os esforços na erradicação da pobreza, na segurança alimentar, na digitalização, na construção de infra-estruturas energéticas e na mobilidade de pessoas e bens.
“Temos de resolver rapidamente o problema da pobreza e, neste sentido, realço a importância dos Objectivos de Desenvol- vimento Sustentável e da Agenda 2063 da União Africana como instrumentos fundamentais para orientar o progresso africano”, frisou.