O presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Álvaro Fernão, anunciou, hoje, que o Estado angolano arrecadou, de janeiro a junho de 2025, duzentos mil milhões de kwanzas fruto da privatização de quatro activos, no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV).
Constam dos bens privatizados, de acordo com o responsável que procedeu à apresentação do balanço durante uma reunião orientada esta quarta-feira, 20, pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, uma unidade de montagem de automóveis e a cervejeira Bela, ambos localizados na Zona Económica Especial, província de Icolo e Bengo. Além destas, também está incluso um supermercado no Zamba 3 e a fábrica de cimento CIF que, segundo o responsável, foi alienada a 180 mil milhões de kwanzas.
No final da reunião ordinária da Comissão Interministerial do PROPRIV, Álvaro Fernão, em declarações à imprensa, explicou que o CIF está operacional e gerou cerca de mil empregos, ao passo que a unidade de automóveis vai arrancar em novembro, com mais de mil funcionários, com vista à melhoria do Produto Interno Bruto (PIB).
Ademais, o PCA do IGAPE salientou que a instituição também tem em carteira a venda de 30% do capital social do Banco de Fomento Angola (BFA) na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em setembro próximo.