A cidade do Lubango acolhe, nesta quarta-feira, 20, a 30ª edição da maior bolsa de negócios do sul de Angola— a Expo-Huíla, que deverá albergar um total de 500 empresas que actuam nos diversos sectores da economia, entre nacionais e estrangeiras.
A cerimónia inaugural desta feira será presidida pelo governador provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, na presença de vários ministros, membros do Governo local e empresários do sul de Angola e de alguns países presentes.
Entre os países presentes nesta edição, o destaque recai para o Zimbábue, que pela primeira vez traz à mostra os seus empresários que actuam sobretudo no agronegócio, sem esquecer Portugal, Brasil, Holanda, Namíbia e África do Sul.
O presidente da Associação Agropecuária, Industrial e Comercial do Lubango (AAPCIL), Paulo Gaspar, garantiu ter todas as condições criadas para o arranque exitoso do certame, que junta no Lubango empresários nacionais e estrangeiros.
“Temos todas as condições criadas, apesar de ainda haver empresas que estão a terminar os últimos retoques. Acreditamos no êxito do evento, porque nós, da AAPCIL, trabalhamos para o efeito há muito tempo”, disse.
Paulo Gaspar disse que, para este ano, o foco passa pelo relançamento da indústria e pela massificação do agronegócio, que constitui a alavanca para o desenvolvimento económico sustentável da província da Huíla e da região sul do país.
Por: João Katombela, na Huíla