Com o registo de um aumento de 1,16 mil milhões de dólares, de Abril a Junho deste ano, o stock da dívida governamental atingiu um total de 61,93 mil milhões, correspondente a 55,77 por cento do Produto Interno Bruto em 2024
Em três meses, de acordo com o Boletim Trimestral da Dívida Pública do segundo trimestre de 2025, divulgado pela Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), a que o OPAÍS teve acesso, em comparação com o ano passado, o primeiro trimestre deste ano, o stock da dívida equivalente em mais de 50 mil milhões de kwanzas, apresentou um aumento em 4,17 por cento.
“Justificado maioritariamente pelo efeito das emissões de instrumentos de curto prazo para efeitos de antecipação de receita orçamental no Stock”, lê-se no documento.
O relatório da Unidade de Gestão da Dívida Pública adianta que, com relação aos fluxos, houve uma redução no ritmo dos desembolsos, as emissões na dívida interna reduziram em 31,21 por cento e a dívida externa em 17,71 por cento face ao trimestre anterior.
Os resgates aumentaram em 2,86 por cento na dívida externa, o que, segundo o documento, o valor das captações de financiamento externo justificou uma redução líquida do endividamento externo governamental.
Ainda no segundo trimestre, os resgates de instrumentos de dívida interna desaceleraram face ao trimestre anterior na ordem dos 11,65 por cento.
No que diz respeito ao stock da dívida governamental por maturidade, o stock de dívida permaneceu concentrado em instrumentos de médio e longo prazo, que representaram cerca de 94 por cento do total.
Ao longo do trimestre, observou-se uma redução na dívida em moeda estrangeira e um ligeiro aumento na dívida em moeda nacional. Essa evolução baseou-se na necessidade de se alcançar níveis mais reduzidos de exposição externa e cambial ao nível do stock de dívida.