A obra “A Defesa de um Estudante”, de autoria do docente e escritor Vicente Diogo, vai ser lançada no dia 23 do corrente mês, na Casa da Juventude, em Viana, pelas 15 horas. O livro apresenta técnicas modernas e práticas que ajudam o estudante a ter uma melhor performance nas suas defesas, independentemente do nível académico
Composta por 128 páginas e dividida em 14 capítulos, a obra apresenta técnicas modernas e inovadoras para defesas de trabalhos académicos e não só, estabelecendo relações com outras obras de oratória, buscando ser mais expressiva, prática e simples, a fim de superar as defesas tradicionalistas frequentes nos estudantes.
Segundo o autor, o livro serve de orientação para os estudantes de todos os níveis (quer sejam universitários ou do ensino secundário), reunindo técnicas simples e objectivas que impulsionam o estudante a obter uma melhor performance na sua defesa.
“Esta obra orienta para a superação do medo e a timidez, mostrando que falar ao público é prazeroso quando se serve de técnicas eficazes, como as que este guia apresenta nos seus capítulos”, afirmou.
Prefaciado pelo também escritor e docente universitário Onjila Yolondunge, o livro, na visão do autor, se bem aproveitado, trará mudanças no universo académico a nível da comunicação expressiva, e maiores criatividades em defesas.
Questionado sobre as motivações que o levaram a escrever o livro, Vicente Diogo explicou que o impulso veio da observação que, enquanto docente, foi fazendo em relação às técnicas de apresentação dos estudantes nas suas defesas, que acredita carecer de melhorias e aperfeiçoamento para adequá-las aos desafios da modernização no campo da ciência e do ensino.
“A maior motivação na escrita desta obra é a constante observação de defesas despadronizadas. Enquanto professor, servi como tutor em mais de 20 grupos, em mais de 6 instituições, e como jurado, porém, é comum observar defesas tradicionalistas.
É importante que se criem princípios e se estabeleçam orientações para defesas, e ao trazer esta obra, acredito que trará mudanças no sector educativo, principalmente a nível de defesas”, salientou o autor.
Dedica a obra a todos os estudantes
Escrita com uma linguagem simples, clara e objectiva, o autor dedica a obra a todos os estudantes angolanos, especialmente aqueles com os quais trabalhou e que lhe proporcionaram experiências e conhecimentos que serviram de base para a composição do livro.
Optimista e ansioso para o dia do lançamento, o autor apela à adesão do público ao acto de venda e sessão de autógrafo e reforça que o seu livro “é uma obra do futuro” que vem para “transformar a educação” em Angola.
“Como tenho dito, «Esta, é uma obra do futuro», tenho a certeza que aos poucos servirá de guia de muitos estudantes em Angola e nas de mais partes do mundo”, reforçou.
Acrescentou que almeja tornar o seu livro num manual de referência a nível do ensino, ressaltando que as técnicas nele contidas podem ser aproveitadas quer pelos estudantes, quer pelos próprios docentes, directores e todos os indivíduos envolventes no processo de ensino e aprendizagem.
Dados sobre o autor
Vicente Diogo, pseudônimo de Vicente Bernardo Caculo Diogo, filho de Diogo Bernardo e Adelaide Domingos. É escritor, formador, palestrante e professor, vice-CEO da Editora Sonhos no Papel, presidente do “Projeto Livros Abertos, Estudantes Libertos”. Técnico médio em Educação, é estudante de Gestão Logística e Transportes na Universidade de Luanda.