O presidente da unitA, Adalberto Costa júnior, apelou, sábado, 16, à juventude para assumir um papel central nas eleições gerais de 2027, e sublinhou que os jovens não são apenas o futuro, mas também o presente do país
A falar na abertura do acampamento da JURA, braço juvenil da UNITA, o líder Costa Júnior reafirmou a importância estratégica da nova geração para a mudança política em Angola. “Vocês são a chama brilhante que ilumina o presente e anuncia o futuro. Em cada rua, em cada bairro, a juventude carrega o brilho de quem sonha e o peso de um país que precisa mudar-se”, afirmou.
O líder do ‘galo negro’ recordou que mais de 75% da população angolana tem menos de 30 anos, e que esta realidade torna a juventude uma força decisiva na transformação política, social e económica. Contudo, apontou os altos níveis de desemprego, estimados, segundo disse, em mais de 54%, como um dos grandes desafios.
“Queremos menos prisões cheias de jovens e mais escolas, centros de formação e universidades cheias de jovens preparados para desenvolver o país”, frisou.