O escritor angolano Kardi Bastilo foi homenageado pelo seu contributo na literatura infanto-juvenil, com a obra intitulada “Kilumba a colher ajuda”. O ato aconteceu no último sábado, 16, no espaço Prova D’ Arte, em Luanda.
Numa iniciativa do projeto AS Leitura ao Domicílio, o escritor Kardo Bestilo viu o contributo na literatura infantil ser destacado com um gesto de homenagem que culminou com a entrega de um pequeno prêmio simbólico e um quadro de desenho criativo onde está estampado o seu rosto desenhado a lápis de cera.
Emocionado pelo gesto, Kardo Bestilo disse que se sente muito alegre e com a responsabilidade de continuar a partilhar o conhecimento, referindo que o gesto mostra que tem seguido o caminho certo porque acompanha novas gerações a darem frutos na literatura, um trabalho que tem desenvolvido ao longo de duas décadas. “Sinto-me bastante acarinhado e com a responsabilidade de poder continuar a trabalhar”, disse.
Ressaltou que pretende continuar a contribuir a todos os níveis para a transformação de um país melhor. A homenagem ao escritor está especialmente voltada para as suas obras no mundo da literatura infanto-juvenil, como “O pato cão”, “O menino com duas estrelas” e “Kilunga, a colher ajuda”.
Orgulhoso e satisfeito com o gesto, Kardo Bestilo recordou a responsabilidade que a literatura infantil tem na construção de um futuro melhor, especialmente por estar voltada a um público muito vulnerável e que rapidamente absorve o conhecimento.
Contou que em cada livro seu procura acarretar os valores que a sociedade precisa, como a partilha, o respeito ao próximo e outros, que são aspectos considerados cruciais e indispensáveis.
Por sua vez, o coordenador das homenagens do Projeto Leitura ao Domicílio, Isaías de Lemos, no quadro da programação dos 50 homenageados, disse que as homenagens começaram em dezembro do ano passado e vão terminar em dezembro do ano em curso, pretendendo atingir 50 autores da literatura infantil.
Ressaltou que a ideia de realizar estas homenagens é para dar a conhecer às crianças do projeto sobre os autores daqueles livros disponíveis na biblioteca, e dentro das celebrações dos 50 anos de independência nacional, decidiram não só conhecer os escritores, mas também homenagear os mesmos pelo contributo que têm prestado para o desenvolvimento da literatura infanto-juvenil.
Em representação à família do homenageado Kardi Bastilo, Maria Pedro, tia do escritor, destacou que o sobrinho sempre foi um menino disciplinado, dedicado aos estudos, atento e obediente. “Ele é o filho que toda mãe deseja ter, o sobrinho que toda tia e a família deseja ter e um homem que a nação precisa”, estimou.