O caso das filhas de Margarida José Miguel Cacete, de 34 anos, gémeas siamesas que sofreram cirurgia de separação recentemente no hospital David bernardino, é o 10.º registado no nosso país, tendo todo sucesso na intervenção médica. Dos dez casos, sete cirurgias foram feitas na referida unidade hospitalar
A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que enalteceu o feito como uma conquista nacional. A governante aproveitou para agradecer o apoio da Força Aérea Nacional no transporte das crianças desde o Moxico para Luanda e lembrou que este é já o décimo caso de separação de siameses no país, dos quais sete realizados no Hospital Pediátrico David Bernardino. “Temos aqui mais um grande ganho da nossa escola de medicina.
O Hospital Pediátrico David Bernardino, de nível terciário, é uma referência nacional em pediatria. Estamos felizes porque este sucesso mostra a competência das nossas equipas e os frutos da independência, com quadros nacionais altamente qualificados”, sublinhou.
As gémeas siamesas separadas recentemente continuam a apresentar evolução clínica positiva. No sábado, a ministra da Saúde acompanhada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto, visitou a unidade hospitalar para constatar o estado de saúde das crianças.
POR: Stélvia Faria