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Centro de Estudos de Revalidação da Música Angolana suspende ano académico por falta de verbas

Augusto Nunes por Augusto Nunes
15 de Agosto, 2025
Em Cultura, Em Cartaz
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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O projecto, resultante da quarentena forçada pela pandemia da Covid-19, foi idealizado pelo professor de música Justino Ginzamba e iniciou com um pequeno grupo de crianças, por sinal, filhos e sobrinhos seus. Na altura, a mais nova integrante da referida formação tinha apenas 4 anos e já tocava bateria. Hoje, tem 10 anos, é uma excelente executante da Marimba

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Cinco anos após o lançamento do projecto, que culminou com a formação do primeiro grupo de pequenos artistas pelo CERMA – Centro de Estudo de Revalidação da Música Angolana, no domínio da música tradicional, através do Atelier “Crianças da Fubú Fora da Delinquência”, a direcção da instituição decidiu suspender este ano a acção formativa por falta de financiamentos.

A instituição está a enfrentar actualmente uma das piores crises da sua existência, carecendo de tudo um pouco para poder se manter. Pouco ou quase nada tem feito em termos de actividades para o seu normal funcionamento devido aos factores já referenciados.

Dentre os vários problemas com que a instituição se bate, ressaltase a falta de instalações próprias para responder à demanda dos alunos ávidos em aprender a arte de tocar, nas suas mais distintas áreas de actuação, com destaque para o Atelier “Meninos da Fubu Fora da Delinquência”, um projecto que recolhe miúdos que fogem do seio familiar, para ficar na rua, e a Oficina de Construção de Instrumentos Musicais de Angola.

A estas preocupações juntam-se também as áreas de ensino de piano e língua inglesa, bem como o Grupo Experimental M.M.Yetu, que também está temporariamente sem actividade até que se resolvam os problemas financeiros.

A nossa reportagem ao referido Centro incidiu no recém-improvisado Espaço Residencial do professor e mentor do projecto, Justino Ginzamba, e estendeu-se aos compartimentos, o dos ensaios e o da recepção.

E quanto pudemos observar durante a nossa visita ao espaço, dos três projectos inicialmente concebidos pelo CERMA, apenas dois estão a funcionar, embora aos soluços: o Atelier “Meninos da Fubu Fora da Delinquência” e a Oficina de Construção de Instrumentos Angolanos.

Para salvaguardar o projecto e acautelar despesas que eventualmente possam advir destes e de outros encargos, a direcção do centro viu-se forçada a abandonar um imóvel que anteriormente serviu de escola aos mais de 100 alunos, mudando-se actualmente provisoriamente para sua residência de modo a preservá-lo.

Sessões formativas com balanço satisfatório

Apesar da crise enorme com que se debate a instituição, Justino Ginzamba considera que os últimos anos de actividade formativa foram muito positivos, uma vez que deram aos meninos a possibilidade de poderem participar em diversos eventos culturais e não só.

“Devo dizer, que apesar das inúmeras dificuldades por que passamos, fizemos um balanço muito positivo em termos de acções formativas e eventos, o que nos permitiu participar em actividades distintas ao nível da província de Luanda e arredores”, disse Justino Ginzamba.

O responsável sublinhou que o projecto começou na sua residência como uma lufada de ar fresco, em tempo de quarentena forçada pela Covid, com os filhos e sobrinhos.

Hoje, mesmo em meio a imensas dificuldades, afirma que o Centro de Estudos de Revalidação da Música Angolana é visto como um projecto bastante importante, contando com a confiança e o reconhecimento dos moradores daquela circunscrição de Luanda.

As acções formativas, que nos últimos anos incidiram na execução de vários instrumentos musicais tradicionais, como a Marimba, o Kissange, o Hungo, a Dikansa, o Chocalho e o Ngoma, já abrangeram cerca de 150 crianças, 70 das quais, finalistas nas referidas áreas.

Destacar “Pequenos instrumentistas” destaca benefícios da formação artística

Florença Ginzamba, a mais pequena finalista do primeiro curso, entrou para o projecto em 2023, tocando bateria, com apenas 4 anos. Hoje, aos 9, tornou-se uma excelente executante da Marimba.

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Augusto Nunes

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