Instaladas em zonas urbanas para a passagem de transeuntes, as pedonais são erguidas para garantir a segurança e o conforto destes na travessia de estradas. Em Luanda, dado o tempo de existência e a falta de manutenção, as estruturas metálicas em alguns pontos da capital começam a apresentar sinais de degradação, o que coloca em risco a segurança dos cidadãos que fazem o seu uso, mudando o objectivo pelo qual foram erguidas
O que devia ser um meio para fugir do perigo de se atravessar a estrada e ser atropelado por uma viatura, transmite a mesma insegurança, com a diferença de que, na estrutura metálica, a sensação é de cair para o chão.
Este perigo torna-se mínimo quando o desejo de levar o pão à mesa é maior, como afirma Elisa Cassinda. A carência cegou Elisa e um outro grupo de comerciantes em pedonais com quem tivemos a oportunidade de falar, por meio da ronda efectuada na cidade capital para se constatar as pedonais em estado de degradação.
Esta primeira cidadã tem 40 anos e é residente no município de Viana, onde também vende peças de roupa Há 18 anos como comerciante e, desde Janeiro deste ano, a vender na pedonal, a mulher reconhece que a pedonal não é o local mais apropriado para se comercializar produtos (não importa quais sejam), mas justifica a desobediência com o preço exorbitante dos lugares no mercado, que rondam os 35 e 50.000 kwanzas, e a dificuldade de fugir aos fiscais quando se vende no chão, junto às pedonais.
POR: Germano Notícia
Leia mais em