O candidato a mestre angolano Lutuíma Amaro sagrou-se campeão do Torneio Internacional de Xadrez “Dia da Mulher Africana”, realizado no domingo, 10 de agosto, nas instalações da Associação da Comunidade Angolana em Almada (ACAA), Portugal. Representando o CAC Pontinha de Lisboa, o xadrezista conquistou cinco pontos no ritmo Blitz (3 minutos + 2 segundos), garantindo o primeiro lugar da prova.
A competição fez parte das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola, que se assinala a 11 de novembro deste ano, e contou com a parceria do Consulado-Geral de Angola em Lisboa, da MACOVI/OPUPE/Angola e da Associação de Xadrez de Setúbal.
O pódio masculino ficou completo com Bruno da Costa, da Macoviopupealmada, em segundo lugar, com 4,5 pontos, e Joelson Ricardo, também do CAC Pontinha, em terceiro, com 4 pontos.
Na categoria feminina, a vencedora foi a são-tomense Ariete Almeida, que representou o CAC Pontinha. Ao todo, 15 xadrezistas de Angola, Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe participaram no evento.
Além do xadrez, as comemorações incluíram um torneio de futsal feminino, no qual a seleção de Angola venceu a de São Tomé por 8-4. Djamila, da equipa angolana, foi considerada a melhor jogadora do torneio, realizado na quadra da Casa Amarela, no Laranjeiro.
Na entrega dos troféus do futsal, a vice-cônsul Violante Bolica entregou à equipa de São Tomé o prémio de segunda classificada, enquanto Helena fez a entrega do troféu à capitã de Angola, Ana.
O evento encerrou com um jantar de confraternização na sede da ACAA, que contou com a presença de convidados, entre eles António Nicácio, do sector das comunidades do Consulado-Geral de Angola.
Por: Kiameso Pedro