O Banco Mundial recomenda Angola a acelerar o desenvolvimento financeiro por via da criação de Agentes Bancários nas comunidades recônditas, previsto no Aviso 18/22, do Banco Nacional de Angola
Segundo o relatório do Banco Mundial, recentemente apresentado em Luanda, sobre a economia angolana, há uma preocupação em relação à fraca inclusão financeira, sobretudo no meio rural.
Dados oficiais indicam que apenas 1 em cada 5 adultos possuem contas bancárias, longe da média da SADC. A taxa de inclusão financeira em Angola é de 49% em relação à média da SADC, que é de 55%.
De acordo com o assessor sénior do Banco Mundial, Delfim Mawete, dados daquela instituição apontam que cerca de 51% da população angolana não tem Bilhete de Identidade, dados que dificultam a inclusão financeira.
O quadro sénior do Banco Mundial defende que, para o aumento da inclusão financeira, os bancos deviam criar a figura de agentes bancários, que podem ser cantinas ou estabelecimentos comerciais nas comunidades, onde, mesmo quem não tenha Bilhete de Identidade, podia levantar ou depositar valores, bem como efectuar transferências.
Os bancos comerciais deviam, segundo o Banco Mundial, aproveitar a rede de Terminais de Pagamento Automático (TPA) existentes para alargar os seus serviços. Segundo Delfim Mawete, aqui a relação seria entre as instituições bancárias e os estabelecimentos comerciais, assim como indivíduos bem identificados.
Segundo o técnico sénior do Banco Mundial, os bancos fazem campanhas de inclusão financeira, mas exigem documentos que muitas pessoas não reúnem e, por isso, são excluídos do sistema financeiro.
O relatório do Banco Mundial, intitulado “Impulsionar o crescimento com o desenvolvimento financeiro inclusivo”, enfatiza a importância de um desenvolvimento financeiro inclusivo.
Plano de 2025-2027 finalizado Angola concluiu no final de 2024 um plano de urgência de inclusão financeira, que visa responder a algumas das preocupações levantadas pelo mais recente relatório do Banco Mundial.
O plano apresenta uma estratégia de inclusão financeira 2025-2027, identifica as principais barreiras e apresenta soluções estratégicas, destinadas ao uso dos serviços bancários.
O quadro sénior do Banco Mundial lamenta o facto de, em algumas localidades, funcionários públicos terem que faltar dias de serviço para ir levantar os seus salários nas sedes municipais. A figura do Agente bancário já funciona com o Banco Angolano de Investimento (BAI), com o chamado “Agente Bancário BAI” e o Standard Bank, com o Ponto Azul.
Este serviço tem respaldo legal através do Aviso 18/22, do Banco Nacional de Angola. Para o Banco Mundial, os agentes bancários ajudam a reduzir a distância entre o cliente e os serviços financeiros, contribuem para inclusão financeira, pois actuam como representantes das agências tradicionais. Angola tem licenciado 29 bancos comerciais, entretanto, alguns estão fora de funcionamento e apenas dois, BAI e Standard Bank, têm a figura de agente bancário.
POR: José Zangui