O Hospital Geral do Dundo, município sede da província da Lunda Norte, registou, de janeiro a junho de 2025, 202 casos de Hepatite B, números que as autoridades locais consideram elevados, o que também gera preocupação no seio dos referidos profissionais de saúde.
Os dados constam do balanço do gabinete provincial da Saúde, avançados esta segunda-feira, 11, pelo hepatologista Wilson Palanca, que aconselhou a população, sobretudo a camada jovem, a realizar regularmente rastreios às hepatites virais, com vista ao diagnóstico precoce e tratamento, especialmente para hepatites B e C, que podem tornar-se crônicas e levar a complicações.
Segundo dados das autoridades sanitárias daquela região anunciados pela ANGOP, em média, são notificados 30 casos da doença por mês. Por este motivo, Wilson Palanca apelou a população no sentido de reforçar as medidas de prevenção, adoptando práticas como o uso de preservativos em relações sexuais, evitar o compartilhamento de objectos cortoperfurantes e de uso pessoal, que possam conter sangue.