Angola e França ratificaram recentemente um acordo de cooperação no domínio da Segurança e Ordem Interna, num marco que celebra o novo patamar nas relações bilaterais entre os dois Estados. O acordo visa o combate significativo do crime organizado, terrorismo e cibercriminalidade, conforme expresso no Decreto Presidencial n.º 149/25, de 31 de Julho
No total, o acordo cobre 13 domínios prioritários, com destaque para o reforço da cooperação na luta contra o crime organizado. Angola, enquanto rota de passagem, e França, como destino final de muitas redes ilícitas, pretendem intensificar a troca de informações, operações conjuntas e mecanismos de vigilância transfronteiriça.
No campo da cibercriminalidade, por exemplo, a França colocará à disposição de Angola tecnologias e conhecimento técnico que irão permitir ao país reforçar a sua resiliência digital, num momento em que os ataques informáticos se tornam cada vez mais sofisticados.
Uma outra dimensão crítica do acordo é a prevenção e o combate ao terrorismo e à radicalização. A experiência francesa no enfrentamento de grupos extremistas no Sahel poderá ser mobilizada para apoiar Angola na construção de estratégias de contenção e monitoramento, sobretudo tendo em conta os recentes alertas sobre a expansão de células jihadistas na região austral do continente africano.
Leia mais em