O Tribunal de Comarca do Lubango, capital da província da Huíla, inicia hoje o julgamento de três cidadãos nacionais, acusados de terem matado um cidadão norte-americano, supostamente a mando da própria esposa, com quem vivia em território nacional, concretamente no bairro da Mitcha
A informação foi avançada em entrevista exclusiva à TPA, pelo Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Lubango, Irineu Máquina, tendo dito que, depois de cumpridas todas as fases processuais, é chegada a hora de avaliar as provas apresentadas pelo Ministério Público para a produção de outras que poderão contribuir para a descoberta da verdade material dos factos.
São três arguidos que se encontram detidos desde o ano passado, sendo que o último, Gerson Ramos, de 23 anos de idade, que se encontrava foragido, acabou detido quase um ano depois, na comuna da Huila.
“Está tudo criado, o processo conta com três arguidos que começam a ser ouvidos a partir de hoje, dia 4. Foram observadas todas as fases, desde a fase de instrução preparatória, fase de acusação até esta fase judicial, onde a juíza da causa também pratica de terminados actos” disse. Depois de detidos, os três acusados confessaram ter cometido o crime a mando da esposa da vítima, que supostamente mantinha uma relação extra-conjugal com o segurança da família, apontado pela justiça como um dos autores da morte.
POR: João Katombela, na Huíla