O Conselho de Jovens Adultos da Igreja Metodista Episcopal Africana (IMEA) em Angola, paróquia de Peregrinos, realiza, neste momento, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), um simpósio para comemorar e refletir os 50 anos de independência do país.
O evento conta com figuras nacionais e internacionais e serão debatidos vários painéis temáticos.
Segundo uma nota de imprensa da congregação, a que OPAÍS teve acesso, o primeiro painel será intitulado “O Percurso Histórico de Angola, desde a Luta de Libertação Nacional até à Proclamação da Independência”, será composta por João Bernardo de Miranda, diplomata e ex-ministro do MIREX, e Isaías Ngola Samakuva, diplomata e antigo presidente da UNITA.
O segundo painel, “O Papel da Juventude na História Recente de Angola: Conselhos Úteis para a Defesa da Soberania e da Integridade Territorial”, será presidido por João Baptista Kussuma, académico e antigo ministro.
Já o terceiro painel, com o tema “O Papel Histórico das Mulheres na Luta pela Independência de Angola”, terá a presidência de Joana Lina, ex-governadora da província de Luanda.
Ainda de acordo com o documento, haverá um momento para o quarto painel que será intitulado “A Educação em Angola: Antes, durante e Depois da Independência”, que vai ser ser apresentado por Pinda Simão, académico e ex-ministro da Educação.
O último painel, “O Engajamento da Igreja na Pacificação dos Espíritos: Antes, Durante e Depois da Independência Nacional”, será presidido pelo reverendo Ntoni-a-Nzinga, presidente da plataforma Tchota e ex-representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA).
POR: Onésimo Lufuankenda