O director de Inovação da ANDA, Ivan Mugimbo, disse que a sua instituição conseguiu tirar da informalidade mais de mil motorizadas, tendo solicitado ao Governo que olhe para as startups, por considerar que as pequenas e médias empresas podem criar centenas de empregos
Ivan Mugimbo é de opinião que as grandes empresas não podem ser consideradas o único motor da economia e propõe ao Governo angolano que impulsione as pequenas e médias empresas, considerando que, noutras realidades, são es- sas que mais geram empregos, exemplificando com o caso da África do Sul.
O director de Inovação da ANDA disse ainda que Angola tem um potencial — a juventude — que, se tirasse os seus projectos do papel para a prática, ajudaria no crescimento da economia.
Entretanto, segundo afirmou, não encontram estímulo por parte do Governo, nem mesmo da banca, para os financiar. “Os bancos fazem muitas campanhas, depois não dão financiamento. Até mesmo para abrir uma conta bancária, olham para a aparência”, desabafou.
POR: José Zangui
Leia mais em