Em pronunciamento realizado às 20 horas do dia 29, o porta-voz nacional da Polícia Nacional de Angola (PNA), subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues, anunciou a morte de quatro pessoas e a detenção de 1214 indivíduos por envolvimento directo nos actos de vandalismo e arruaça em Luanda
Segundo o oficial, “a segurança na cidade capital é estável, graças ao retorno progressivo à normalidade, fruto da actuação das forças da ordem”. O subcomissário afirmou ainda que já há reabertura das principais vias obstruídas por barricadas, bem como a remoção dos obstáculos que impediam a livre circulação de pessoas.
“Temos o registo de 4 mortes, de três as quais a de um agente da PN. As detenções de suspeitos subiram para 1.214. Aqui, na sequência das comunicações que temos feito, dizer que, estão a ser detidos todos aqueles indivíduos que estão identificados e que estiveram envolvidos nos actos de arruaça, de pilhagem que registamos na província de Luanda e Icolo e Bengo.
A mensagem que queremos deixar para a sociedade é uma mensagem de tranquilidade, uma mensagem de paz, uma mensagem de ordem, pois a situação é considerada está- vel”, reiteira. De acordo ainda com dados provisórios da PNA, foram vandalizadas 45 lojas, mais de 25 viaturas particulares, cerca de 20 autocarros públicos, três agências bancárias e duas caixas automáticas (ATM), alertando que os números poderão ser actualizados nas próximas horas.
POR:Stélvia Faria
Leia mais em