O ministro das Relações Exteriores, Téte António, informou, na quarta-feira, em Lisboa, que a visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal, representa um novo impulso à cooperação, com a assinatura de 11 instrumentos jurídicos
Falando à imprensa angolana, na sequência da visita presidencial, Téte António sublinhou que a missão tem uma vertente bilateral e outra multilateral, destacando-se, nesta última, a participação do Chefe de Estado angolano na 8.ª edição do EurAfrican Fórum 2025, a decorrer na Universidade Nova SBE, em Lisboa, onde intervirá ao lado do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa. “Trata-se de uma visita de elevado significado, com momentos preparados ao mais alto nível.
Antes do encontro entre os Chefes de Estado, decorre sempre um trabalho técnico e político prévio, visando a consolidação de consensos e a adopção de decisões sustentáveis”, referiu o governante, após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel.
Cooperação reforçada com novos acordos
De acordo com Téte António, os 11 instrumentos jurídicos a rubricar abrangem domínios como Interior, Transportes, Inovação Tecnológica, Promoção de Investimentos e Igualdade de Género, sendo que alguns desses acordos serão firmados entre instituições de execução directa, como o Escritório de Promoção de Exportações (EPEX) e agências especializadas dos dois países. “Só no sector do Interior, temos três acordos a assinar. Estamos igualmente a criar espaço para que as agências executoras possam implementar directamente os compromissos assumidos.
Leia mais em