Os Palancas Negras seguem viagem, nesta quinta-feira, para a África do Sul, palco do estágio pré-competitivo, tendo em vista a participação no Campeonato Africano das Nações (CHAN), que se disputa de 2 a 28 do mês que se avizinha, no Quénia, Tanzânia e Uganda
Na Pátria de Nelson Mandela, a Selecção Nacional de futebol de honras vai realizar vários jogos de controlo para elevar os índices competitivos e motivacionais. A lista de convocados inclui os guardaredes Neblu, Agostinho Calunga e Jorge Rui.
O sector defensivo será composto por Anderson Cruz, Hossi, Eddie Afonso, Kinito, Vidinho, Lito, Lulas e Mabelé, com destaque para a versatilidade de alguns nomes.
No meio-campo, Pedro Gonçalves apostou em Mafuta, Aguinaldo, Além, Luís Eusébio, Beni e Megue, jogadores com características distintas que deverão garantir equilíbrio entre contenção e construção de jogo.
Na frente de ataque, o seleccionador chamou Gibelé, Fernando, Kaporal, Jó Paciência, Lépua e Vanilson, reforçando a ideia de uma selecção com várias opções para o sector ofensivo.
Os jogadores Nsesani, Diógenes, Higino, Gogoró e Polaco foram convocados como reservas, ficando em alerta para qualquer eventualidade ao longo da competição.
De realçar que os Palancas Negras partem hoje, quintafeira para a África do Sul, placo do estágio. Por seu lado, Karanga, atleta que representa as cores do Wiliete de Benguela, não foi convocado, depois de uma temporada regular ao serviço do conjunto da cidade das Acácias rubras.
Os Palancas Negras integram o grupo A do evento continental, com as formações de Marrocos, Quénia (país organizador), República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia. Entretanto, a estreia dos comandados de Pedro Gonçalves está agendada para o dia 3 de Agosto diante de Marrocos, uma das selecções favoritas à conquista do título.
No dia 7, Angola enfrenta o Quénia e no dia 10 terá pela frente a Zâmbia, encerrando a fase de grupos no dia 14 contra o Congo. Recorde-se que Senegal foi o vencedor da edição de 2022, depois de derrotar na final a Argélia, por cinco bolas a quatro, na marcação das grandes penalidades, após um rigoroso empate sem golos durante os noventa minutos. Já a turma angolana não foi além da fase de grupos.
Por: Kiameso Pedro