Mais de 14 países participam desde quintafeira, no Campeonato Africano de Judo que decorre no “velhinho” Pavilhão da Cidadela Desportiva, na capital do país. No primeiro dia, os combates foram reservados à categoria de cadetes individual, com jovens judocas a demonstrarem elevado nível técnico e espírito competitivo. Nesta manhã, o destaque vai para as provas por equipas na mesma categoria, o que promete ainda mais emoção no tatame da Cidadela.
Amanhã, sábado, 19, os combates ganham um novo fôlego com a entrada dos juniores em prova. Inicialmente será disputada a competição individual e, posteriormente, a disputa entre selecções juniores por equipas. O combinado nacional participa no evento continental com uma delegação robusta de mais de 50 atletas, em ambos os sexos.
Apesar do bom nível organizacional e da participação expressiva de países e atletas, o evento registou fraca afluência de público nas bancadas. Este jornal ouviu alguns amantes da modalidade presentes no local, que apontaram a falta de divulgação e de cultura desportiva ligada ao judo como possíveis causas da escassa assistência.
Por: Kiameso Pedro