O acidente de viação ocorrido na tarde desta quarta-feira, 16, na Estrada Nacional n.º 280, provocou a morte de 30 pessoas, tendo deixado outras 32 com ferimentos graves e ligeiros, quando uma viatura pesada de transporte de passageiros embateu contra a outra de mercadoria que circulava no troço Lubango/Namibe, concretamente na Serra da Leba
Um autocarro de marca Volkswagen, com a matrícula LD-33-67- HM, que fazia serviço de transporte de passageiros, embateu na parte traseira de outro veículo de transporte de mercadorias, tendo provocado o seu despiste e queda num precipício, com uma dimensão de mais de 100 metros.
O acidente provocou a morte de 21 pessoas, sendo 10 no local e 11 nas unidades sanitárias do município da Humpata e Lubango, ao passo que as outras vítimas mortais perderam a vida durante a sua transladação pelos diversos socorristas espalhados no local. Rui Cardoso, motorista do camião que sofreu o embate, disse que quando tudo aconteceu, a sua viatura foi projectada para o morro.
No entanto, lamenta a ausência da empresa proprietária do autocarro que terá causado o sinistro. “Eu estava a descer a Leba, muito devagar, quando senti um forte embate na parte traseira da minha viatura, fui projectado para a parede do morro. Quando saí do carro, vi já o autocarro lá embaixo e com gente a chorar.
POR:João Katombela, na Huíla
Leia mais em