Os habitantes da localidade do Ngolome (Cuanza-Norte) solicitaram, terça-feira, ao Governo Provincial a instalação de uma rede de distribuição de água potável e de energia eléctrica
Em declarações à ANGOP, o regedor da aldeia do Ngolome, João de Carvalho Francisco Sebastião, informou que, segundo a Administração local, está em carteira um projecto para o abastecimento de água potavel à população local, cuja a data de implementação não foi definido.
Disse que actualmente a população usa a água da lagoa. Em relação à energia eléctrica disse que recebeu também garantias da Administração local sobre a extensão da rede, que já abrangeu uma comunidade próxima.
João Sebastião informou que a comunidade precisa também de rede de telefonia e de internet. Disse que para se comunicar com o exterior os moradores tem de procurar certos pontos mais altos na comunidade.
A população depara-se ainda com a necessidade de reabilitação da via de acesso à localidade, sobretudo, para as áreas de cultivo, assim como de meios de transporte, para o escoamento da produção e do pescado para os principais mercados no pais.
O regedor solicitou também apoio em equipamentos de pesca e máquinas para a mecanização agrícola, para alavancar estes sectores, as principais fontes de renda da população local.
Em relação ao lançamento, segunda-feira, da primeira pedra para a reconstrução do Centro de Formação e Processamento de Pescado do Ngolome, disse ser uma mais valia para a comunidade, porque tem contribuido para a formação da população e promoção de postos de trabalho.
No sector da educação e da saúde, de acordo com o regedor, a comunidade não apresenta preocupações. Com mais de três mil habitantes, a localidade do Ngolome, dedica-se, principalmente, à pesca e à agricultura.