No âmbito do projecto “Domingos à Nossa Maneira”, o agrupamento musical ‘Os Kiezos’ entra em cena com um memorável concerto musical a ter lugar no próximo domingo, 20, no espaço Prova D’Arte, no Miramar, na baixa de Luanda. O concerto acontece numa altura em que o grupo está a celebrar 60 anos de existência
Numa altura em que o conjunto está a celebrar 60 anos de existência, o histórico agrupamento quer brindar o público do Prova D’Arte com o melhor do seu repertório, trazendo mistura de ritmos e estilos, viajando pelos sucessos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90.
No concerto, a banda, com uma história rica na música popular angolana, vai reviver os grandes sucessos que marcaram a sua trajectória, exibindo temas como “Princesa Rita”, “Combio”, Milhoró”, “Lamento de Mingo” e outros que fazem parte do seu vasto repertório musical.
Com início marcado para às 16 horas, o concerto vai levar o público a, mais uma vez, contemplar a grandeza artística deste conjunto que já se tornou símbolo de resistência e persistência no cenário musical nacional.
No espectáculo, os Kiezos trazem como artista convidado o músico Prado Paim, um artista que também ostenta uma vasta estrada na música urbana angolana. Ao falar em nome do grupo, Gegê Faria, guitarrista e contrassolo do conjunto, disse ser a primeira vez que o grupo actua naquele espaço e prometeu que a banda vai interpretar uma variedade de temas, desde os mais antigos aos actuais, com o objectivo de agraciar o público das diferentes faixas etárias.
“Não é a primeira vez que tocámos naquele espaço, nós vamos tocar algumas músicas que temos tocado e outras que não tocámos há anos. Vamos procurar agradar a vasta população que estiver presente com um repertório diversificado, dentro daquilo que for o limite de tempo que nos for concedido”, disse o artista.
O mesmo disse que a banda vai se fazer representar com cerca de dez integrantes e o artista convidado que será chamado para interpretar alguns temas ao lado da banda anfitriã daquele evento.
Recreativo do Kilamba será o próximo palco
Após o concerto no Prova D’Arte, os Kiezus vão estar no Domingo a seguir no centro Recreativo Kilamba, no município do Rangel, onde vão também prestigiar mais uma edição do “Muzonguê da Tradição”, numa homenagem ao 60º aniversário do conjunto do Marçal.
Nesta que será uma edição especial do “Muzongue da Tradição”, além dos Kiezos, o evento traz em cartaz outros artistas como Calabeto, Dina Santos, Robertinho, Lulas da Paixão, Boto Trindade, Prado Paim, Cristo, Suzanito e Toy do Fumo Jr. Tido como uma das maiores referências da música popular angolana, o conjunto Os Kiezos completa sessenta anos de carreira em Novembro próximo, num mês em que o país assinala 50 anos de independência nacional.
O agrupamento, de acordo com Gegê, está a preparar uma série de espectáculos a serem realizados ao longo do ano até finais de Setembro ou princípio de Novembro.
“Neste ano, devido às festividades dos 50 anos de independência nacional, acho por bem não realizar um grande no nosso mês, uma vez que é também o mês da Dipanda. Portanto, vamos realizando alguns eventos antecipadamente para até lá nos focarmos na celebração da nossa independência”, detalhou.
Histórico do Grupo
Fundado no bairro Marçal, em Luanda, Os Kiezos é um conjunto musical angolano que surgiu em 1965, conhecido por sua influência na música popular angolana, especialmente no estilo semba e em ritmos latinos como merengue, rumba e bolero.
O nome “Kiezos” é oriundo da língua nacional Kimbundu, que em português significa “vassoura”. Com quase seis décadas de existência, o grupo tornou-se símbolo de resistência cultural, autenticidade e excelência artística, sendo hoje considerado um dos pilares do semba e da identidade musical de Angola.
Os “Kiezos” apresentaram-se, no seu primeiro grande espectáculo, em 1969, no Ngola Cine e, em 1970, gravaram o primeiro disco na Voz de Angola, actual Rádio Nacional de Angola. Nesta altura, entram para o grupo o percussionista e vocalista Juventino Anselmo de Sousa Arcanjo, Vate Costa e Fausto Lemos.
O último notabilizou-se como um dos vocalistas principais do grupo, pela interpretação e composição do tema “Mbaku Kavalé”. Com um repertório inesquecível que inclui temas inesquecíveis como “Milhorró”, “Princesa Rita”, “Za Boba”, “Kandonga”, e outros, Os Kiezos continuam a conquistar corações e a fazer dançar diferentes gerações.