A Comissão Política Nacional do Partido Humanista de Angola (PHA) confirmou, terça- feira, 15, a suspensão da presidente do partido, Florbela Malaquias, na sequência de um processo interno de averiguações. “Está suspensa para inquérito, para se aferir se se avança ou não a um processo disciplinar”, anunciaram os membros do órgão em nota oficial
A decisão surge após a realização de uma reunião extraordinária convocada ao abrigo do artigo 39.º dos estatutos do partido, e é motivada por alegadas violações graves à legalidade estatutária por parte da líder partidária.
Segundo nota anterior da Comissão Política, Florbela Malaquias “usurpou as competências exclusivas” do órgão deliberativo ao reconfigurar a reunião convocada para 5 de Julho como sendo uma “Reunião de Reconciliação e Esclarecimento”, o que contrariou a ordem de trabalhos oficialmente definida.
Na ocasião, a Florbela Malaquias recusou-se a submeter os pontos da agenda à discussão da CPN, alegadamente por não reconhecer a legitimidade de alguns dos participantes, incluindo os presidentes provinciais afastados por sua iniciativa.
Leia mais em