Os efectivos da Polícia Nacional, afectos à Unidade Fiscal Aduaneira, apreenderam, na sexta-feira, no município das Ingombotas, em Luanda, três embarcações, sendo duas artesanais e uma semi-industrial, pelos factos constitutivos do crime de descaminho de bem subvencionado ou mercadoria financiada pelo Estado, após denúncias que davam conta de que duas das embarcações apreendidas estariam a proceder ao transbordo ilegal de 14 bidões de mil litros cada de gasóleo.
Em declarações à imprensa, esta segunda-feira, o subcomissário Mateus Rodrigues, porta-voz da Polícia Nacional de Angola, afirmou que dez cidadãos nacionais foram detidos dentro do navio semi-industrial, no decurso da operação, apanhados em flagrante no momento em que já efectuavam o transbordo do combustível.
“Mandamos duas embarcações da equipa aduaneira e os encontraram em flagrante. Estamos a falar de 14 bidões de mil litros cada. Seis, já teriam sido transbordados para o navio, e procedeu-se então à apreensão dos outros oito e à detenção dos dez cidadãos nacionais que compunham a tripulação do navio”, avançou.
De acordo com o responsável, os utentes das embarcações artesanais, ao serem abordados pelos oficiais da ordem, mergulharam e colocaram-se em fuga em parte incerta.
O porta-voz realçou que a tripulação do navio neste momento está a ser encaminhada ao tribunal para os procedimentos subsequentes.