Após o Grupo Técnico Empresarial (GTE) apresentar uma proposta sobre o perdão fiscal, em alusão às comemorações dos 50 anos de independência de Angola, eis que o Executivo prometeu avaliar a proposta do Grupo Técnico Empresarial de conceder perdão de juros e de multas aos empresários para os próximos tempos, durante um encontro entre o GTE e a Equipa Económica que decorreu recentemente em Luanda
Segundo Ramiro Barreira, um dos membros do GTE, a proposta sugere ao Executivo avaliar a existência de um perdão de juros e de multas do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aos empresários desde que cada contribuinte aceitasse pagar todos os impostos em dívida de uma só vez com um desconto de 30%.
O também presidente da Associação dos Hotéis e Risortes de Angola justifica que a proposta visa dar um fólego financeiro aos empresários e permitir que as empresas tenham facilidade de pagar as dívidas acumuladas. “O governo está a estudar a proposta para depois se pronunciar.
A ideia é que o governo adopte um perdão fiscal especificamente às multas e aos juros, mas as dívidas serão pagas. E este perdão é para dar um fólego financeiro aos empresários, dado o momento difícil económico que o país atravessa”, disse ao OPAÍS Ramiro Barreira. Durante o encontro, orientado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, na última quinta-feira, o secretário de Estado para Economia, Luís Epalanga, avançou que há possibilidade de se reduzir o imposto industrial de 25 para 10%.
POR:Rita Fernando
Leia mais em