A Embaixada de Angola em Espanha organizou nesta sexta-feira um “Brunch Empresarial” com o objectivo de reforçar os laços económicos e empresariais entre os dois países, destacando as diversas oportunidades de investimento que Angola oferece no contexto da sua diversificação económica.
O evento, que contou com a presença de cerca de cinquenta convidados, incluindo representantes institucionais, empresariais e membros do corpo diplomático, foi aberto pela embaixadora de Angola em Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva.
Na ocasião, a diplomata sublinhou o momento de transformação económica e social que Angola atravessa, impulsionado pelas reformas estruturais promovidas pelo Presidente João Lourenço.
Balbina da Silva encorajou os empresários espanhóis a estabelecerem parcerias estratégicas, enfatizando que a diplomacia económica e comercial é uma responsabilidade fundamental para o desenvolvimento do país.
Destacou a aliança “sólida, equilibrada e transformadora” entre Angola e Espanha, posicionando Angola como uma ponte entre a valiosa experiência empresarial e capacidade de inovação espanhola e os recursos, a juventude e a ambição de Angola, que está firmemente comprometida com a Agenda 2063 da União Africana.
Durante o encontro, foram apresentados os sectores prioritários para a cooperação económica. Empresas espanholas já presentes em Angola, como a Loarves Construção, o Banco BBVA, a Joint Venture Iber Angola Union e o Grupo SATEC, partilharam os seus sucessos e as oportunidades de investimento.
Dentre os projectos destacados, estiveram o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) para o Instituto Geológico de Angola (IGEO), os serviços de exploração de hidrocarbonetos para a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), e a construção da primeira fase do Observatório de Vigilância Marítima.
POR: Onésimo Lufuankenda