O diplomata angolano no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, José Patrício, felicitou, esta sexta-feira, 11, a apóstola Ernestina Diogo Matias, líder religiosa angolana, da igreja Pentecostal de Fé e Libertação, pelo prémio “African Achievers Awards”, recebido na Câmara dos Lordes e na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, no Palácio de Westminster, em Londres, pelo trabalho a favor do evangelho.
José Patrício, que recebeu no seu gabinete a apóstola, com um bouquet de rosas, de acordo com uma nota de imprensa daquela embaixada a que O País teve acesso, realçou que o prémio recebido pela líder religiosa surge para dignificar o nome de Angola.
“Vem dignificar o país e a marca Angola, numa altura em que temos promovido o engajamento com a comunidade que é um activo para o país”, salientou o diplomata, que considera, actualmente, profícuas, as relações entre a embaixada e a comunidade angolana no Reino Unido.
José Patrício frisou que “os líderes religiosos também são por excelência embaixadores de Angola porque exaltam integridade e amor à pátria “.
Durante o encontro com o Chefe da Missão Diplomática de Angola em Londres, a pastora Ernestina Matias, que recebeu o Prémio “African Achievers Award” no Parlamento britânico e no Palácio de Westminster, agradeceu o gesto simbólico da embaixada de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e apelou à sociedade civil a apoiar as autoridades a desenvolver o país de forma sustentável, deixando um legado para as futuras gerações.
A premiação e homenagem à Apóstola Tina surge como reconhecimento pelo seu profundo impacto como Líder Intelectual e Religiosa que inspira mudanças transformadoras.
Nesta 15ª edição, os Prémios homenagearam mais de 350 africanos de mais de 30 países e tornaram-se numa das plataformas mais respeitadas para defender a excelência africana a nível global.
Em cerimónias divididas entre a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, no Parlamento britânico, Palácio de Westminster, em Londres, esta edição foi organizada pela deputada Diane Abbott, a primeira mulher negra a ocupar um assento no Parlamento do Reino Unido e pela Baronesa Sandip, membro da Câmara dos Lordes do Reino Unido e Chanceler da Universidade de Roehampton.
Fundados em 2010 pelo advogado e empresário nigeriano Tonye Rex Idaminabo, os Prémios Africans Achievers celebram indivíduos e instituições que promovem um impacto transformador na liderança, empreendedorismo, educação, agricultura, inovação e desenvolvimento comunitário.
A distinção tem sido atribuída a Chefes de Estado e decisores políticos a investidores, criativos e líderes da sociedade civil, inspirando o envolvimento de alto nível e parcerias estratégicas que definem o papel de África na economia global.