O Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos ‘Liberdade’, endereçou ontem, quinta-feira, 10, uma mensagem de felicitação à Marinha de Guerra Angolana (MGA), por ocasião do seu 49.º aniversário, enaltecendo os avanços registados no reforço da capacidade operacional da força naval do país Na nota, o governante recorda que a Marinha de Guerra Angolana foi fundada a 10 de Julho de 1976, pelo saudoso Presidente António Agostinho Neto, e sublinha que, passadas quase cinco décadas, o Executivo, liderado pelo Presidente João Lourenço, mantém como prioridade o fortalecimento da capacidade defensiva da Soberania e dos Interesses Nacionais nas águas territoriais angolanas.
“O Executivo está apostado na criação de condições que garantem a elevação sustentável dos níveis de execução operacional da MGA”, lêse na mensagem. Entre os avanços destacados, consta a construção e inauguração do Centro Nacional de Coordenação e Vigilância Marítima e da Base Naval do Soyo, assim como os Centros Regionais de Vigilância Marítima do Lobito, em Benguela, e do Namibe, além da requalificação em curso da Base Naval de Luanda.
O ministro anunciou ainda que está em marcha o processo de aquisição de unidades navais de patrulha, que visam reforçar a vigilância costeira e combater práticas ilícitas nas águas nacionais.
Num tom de exortação, o titular da Defesa encorajou o Comando da MGA e os seus efectivos — Almirantes, Oficiais, Sargentos, Praças e Trabalhadores Civis — a manterem “elevados níveis de preparação combativa, operativa e educativopatriótica”, com “redobrada vigilância, disciplina e prontidão”.
Por fim, endereçou votos de saúde, prosperidade e felicidade aos membros da Marinha de Guerra Angolana e às suas famílias, sublinhando a importância do seu papel na salvaguarda da soberania marítima nacional.