As províncias de Luanda e Namibe foram escolhidas pela sua capacidade logística e potencial turístico. Ambas as cidades contarão com arenas e infraestruturas adequadas para acolher os jogos da 31.ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, de 12 a 24 do mês que se avizinha.
A informação foi avançada nesta quinta-feira pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, na capital do país.
A prova, considerada uma das maiores competições de basquetebol no Continente Berço da Humanidade, enquadra-se nas comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
De realçar que a fase de grupos disputa-se de 12 a 17 de Agosto, na qual as 16 selecções serão divididas em quatro grupos de quatro cada. Nesta etapa, cada formação vai disputar três partidas em sistema de todos contra todos. No entanto, as equipas que terminarem em primeiro lugar em cada grupo qualificam-se diretamente para os quartos-de-final.
Já os segundos e terceiros colocados disputarão uma eliminatória de qualificação nos dias 18 e 19 do referido período. Os quartos-de-final estão agendados para os dias 20 e 21, sendo que as selecções vencedoras seguirão para as meias-finais, que terão lugar a 23. No dia 24 do mesmo mês, será disputada a final do evento continental, assim como o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Por: Kiameso Pedro