O município do Cuito, capital da província do Bié, vai ganhar, em Novembro próximo, um laboratório, uma biblioteca e um centro de estágio, empreendimentos a serem entregues no âmbito das festividades dos 50 anos de Independência Nacional.
As empreitadas, que estavam paralisadas há dez anos, têm um financiamento acima de 800 milhões de kwanzas e foram inscritas no Orçamento Geral do Estado em vigor. As mesmas estão a ser executadas pela empresa de construção civil C&N Lda.
Nesta terça-feira, a governadora provincial, Celeste Adolfo, visitou, pela terceira vez, este ano, as obras de construção dessas infraestruturas, tendo recebido garantias do empreiteiro do término das empreitadas nos prazos acordados.
Durante a jornada, constatou-se que os trabalhos estão numa fase de acabamentos. Celeste Adolfo constatou igualmente o andamento das obras de reabilitação do hospital provincial, que estão também a bom ritmo. O director de obras da empresa C&N Lda, Gabriel Chande, referiu que, neste momento, estão concluídas as paredes, cobertura, instalação eléctrica, canalização, estando apenas a decorrer serviços de verificação e posteriormente limpeza.
No final, a governadora destacou a importância dos investimentos para o desenvolvimento educacional e profissional da juventude local. Sublinhou que as infra-estruturas darão oportunidade para a juventude que deseja entrar ao mercado de trabalho, além de fomentar a pesquisa e a inovação na região.
Quanto ao hospital provincial, cujas obras de reabilitação estão avaliadas em mais de quatro mil milhões de kwanzas, Celeste Adolfo explicou que o primeiro pagamento já foi cabimentado. Esta empreitada do hospital provincial estava paralisada há oito anos.
Reiniciou há pouco mais de dois meses, com prazo de 18 meses. O centro de estágio, para massificação desportiva, terá dormitórios femininos e masculinos, restaurante, salas de estar, casas de banho, entre outros compartimentos, enquanto o laboratório terá área de matemática, física, química e biologia.
Já a biblioteca, além de salas de leitura, contará, igualmente, com equipamentos informáticos, casas de banho e outras áreas específicas.