O combinado nacional perdeu esta quarta-feira para a África do Sul, por cinco bolas a duas, em partida referente à terceira jornada do grupo B, no UNAM Stadium, na cidade de Windhoek, capital da Namíbia. O adversário dominou o desafio desde cedo e inaugurou o marcador logo aos 4 minutos, por intermédio de Mvila.
Apesar da reacção da formação angolana com o golo de Viera aos 24 minutos, a África do Sul voltou a impor o seu ritmo. Malebana, com um hat-trick aos 45+1’, 82’ e Mabuza aos 58’, bem como Khoza aos 72’, construíram o resultado expressivo.
Jordão ainda reduziu para as Welwítschias aos 52 minutos, mas foi insuficiente para alterar o rumo da partida. Com este resultado, os sul-africanos garantiram o primeiro lugar do grupo e, consequentemente, o apuramento para a fase seguinte.
Por seu lado, as angolanas regressam à casa mais cedo, sem atingir o principal objectivo na competição reservada aos países da África Austral. De realçar que a campanha angolana começou com uma vitória animadora diante da Eswatini, por quatro bolas a duas, alimentando esperanças de uma presença forte no torneio. No entanto, a pesada derrota frente à Zâmbia, por oito bolas a zero, na segunda ronda, abalou as aspirações da selecção angolana.
O saldo final do grupo B foi de uma vitória e duas derrotas, com 6 golos marcados e 15 sofridos, o que evidencia fragilidades defensivas e alguma inconsistência competitiva da turma nacional.
Por: Kiameso Pedro