O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da Direcção Nacional de Combate aos Crimes contra o Património, anunciou o desmantelamento de uma rede criminosa que se dedicava ao descaminho de viaturas alugadas em rent-a-car, falsificação de documentos, abuso de confiança e burla
A operação, que decorreu nos dias 4 e 5 de Julho, foi fruto de uma denúncia que alertava para a actuação do grupo. Durante a micro-operação, o SIC conseguiu deter dois cidadãos nacionais, com idades comprrendidas entre os 28 e os 36 anos, apontados como os principais cabecilhas do esquema.
De acordo com Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, os indivíduos alugavam viaturas como Toyota Land Cruiser, Prados, Lexus, Jetour, Mitsubishi e Suzuki Expresso, por períodos de duas semanas. Em posse dos veículos, falsificavam a documentação, alterando a titularidade para os membros da rede, e posteriormente hipotecavam os carros a terceiros.
Em troca, recebiam valores que variavam entre os 18 e os 40 milhões de kwanzas, apesar de os veículos valerem até 115 milhões no mercado. “Preferiam a hipoteca porque a venda directa poderia facilmente denunciá-los. Com os documentos falsificados, entregavam os carros em garantia e obtinham somas em dinheiro”, explicou Halaiwa. Em alguns casos, os documentos eram forjados de forma que o campo do comprador permanecia em branco, permitindo aos credores assumirem a titularidade do bem a qualquer momento.
Leia mais em