O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, defendeu, ontem, no município do Matala, a necessidade de se investir mais no interior, com a criação de serviços sociais básicos mais efectivos, para travar o êxodo rural que se regista nos grandes centros urbanos, particularmente na cidade do Lubango
Nuno Mahapi Dala afirmou ser necessário que os investimentos feitos a nivel da criação dos serviços sociais básicos, como a energia e água, devem ser efectivados nas zonas rurais para que as populações que nelas habitam não tenham necessidade de migrar para as cidades.
O Governador reagia ao anúncio feito pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, sobre a criação de mais 30 mil ligações domiciliares para o município do Lubango, com vista a abranger o maior número de beneficiários.
Por outro lado, Nuno Mahapi Dala reconhece que ainda há um grande défice no fornecimento do precioso líquido às populações, sobretudo na zona periférica da capital huilana, onde reside o maior número de habitantes.
“Queremos saudar esse anúncio do senhor ministro. Temos ainda um grande défice no fornecimento de água no município do Lubango, mas há uma necessidade de se ir colocando estes serviços em todos os cantos da nossa província, para que a população não saia das suas zonas a procura dos mesmos serviços nos grandes centros urbanos. E assim desta forma evitar ou reduzir ao máximo o êxodo rural”, defendeu.
POR: João Katombela, na Huíla