O certame vai contar com a presença de lutadores de vinte províncias. A delegação de Luanda é apontada como favorita, mas os anfitriões partem com o objectivo de conquistar o segundo ou terceiro lugar do pódio
Mais de 400 atletas vão agitar o Campeonato Nacional de Artes Marciais Mistas (MMA), em ambos os sexos, no Campo da Mbaka, na província de Cabinda, a realizar-se a partir de hoje até ao próximo domingo.
O evento enquadra-se nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se 11 de Novembro. Em declarações à imprensa, Alberto Ferreira, presidente da Associação Provincial de Cabina de Artes Marciais Mistas, confirmou a prontidão da máquina organizativa para a realização do certame. “Temos, claro, a confirmação de vinte e uma províncias que vão fazer parte dessa festa.
O campo está preparado e também as residências prometidas pelo Governo para albergar aquelas caravanas com menos possibilidade de pagar um hotel, bem como estão salvaguardada a questão do transporte”, explicou. Alberto Ferreira fez saber que a província anfitriã estará representada com um misto formado por vinte atletas em ambas as classes.
O presidente da Associação Provincial de Cabinda de Artes Marciais Mistas espera que a província consiga se impor no campeonato, uma vez que o objectivo é conseguir o segundo lugar.
“Quero arrecadar mais medalhas de ouro, de modo a ficarmos no primeiro ou segundo lugar a nível do país. Aliás, é uma responsabilidade grande, que não é fácil.
Por isso, batemos as portas para que o certame seja um êxito”, frisou. Quanto à escolha do Campo do Mbaka, o dirigente justificou a razão de ter escolhido o recinto pelas seguintes palavras: “A maior parte dos fazedores dessa modalidade preside daquelas áreas. Estão todos mobilizados. Temos lá publicidade há um mês”.